Cadastre seu email para receber conteúdos bem legais de gatos! É grátis!

Acne Felina – o que é, como identificar e como tratar

0

Prevenir é melhor que remediar!

Olá gateiros hoje trazemos um assunto que é bem popular, mas  é super importante relembrarmos para o bem dos nossos anjinhos: a acne felina.

A acne felina é bem comum, mas não menos prejudicial que outras doenças. Ela surge pelo mesmo motivo que nos humanos, uma produção excessiva de gordura em uma determinada região da pele. O queixo dos gatinhos é a área comum para o surgimento de acnes, pois eles não alcançam na hora do “banho”. A imagem abaixo é uma acne em fase inicial:

acne felina

Surgem pequenos pontos pretos na região afetada.

A próxima imagem é de uma fase intermediária da acne, caso ela não seja tratada em seu estado inicial:

acne-felina

É quando aqueles pontinhos pretos inflamam e tornam-se bolas de pus, isso fará que os gatos comecem a coçar.

Quando o estado intermediário não é tratado e o gatinho coça até se machucar, algumas infecções mais sérias podem surgir. A imagem abaixo é o estágio mais grave.

acne felina

Coitadinhos né? :/ dói o coração só de ver

Vamos começar com a prevenção

Não utilize comedouros de plástico

Nesses potinhos acontece uma coisa que nossos olhos não enxergam, o plástico é poroso (cheio de buraquinhos que não conseguimos enxergar). Isso facilita bastante pra algumas bactérias irem se alojando no potinho e adivinha? Quando o nosso gatinho for tomar água essas bactérias vão direto pra ele, e isso pode causar a acne felina. Utilize potes de cerâmica ou vidro, pois eles não darão espaço para essas bactérias.

Estresse

Assim como em nós humanos, o estresse afeta o corpo do felino, diminui a imunidade e aumenta a produção de hormônios. Essa produção de hormônios combinada com imunidade baixa é um convite para bactérias. Identifique o que anda estressando seu gatinho, brinque muito, disponibilize brinquedos que ele goste.

Limpeza

Quando o gato toma seu “banho” ele não consegue limpar o queixo direito, pois não alcançam. Cabe a você ajudá-lo com a limpeza dessa área de vez em quando, com um pano macio e úmido.

Dica extra: leve seu gato regularmente no veterinário, assim caso ele tenha algum problema poderá esse ser identificado mais cedo.

Já está com acne felina? Vamos falar do tratamento

Para casos leves, quando a acne está iniciando, você pode tomar algumas medidas em casa mesmo. Tenha em mãos e um sabonete  ou shampoo antisséptico e lave o queixo do gatinho uma ou duas vezes por dia. Ao lavar o locar, tente esfregar (beem de leve) com um algodão para tirar os cravinhos. Quando ele estiver com espinhas, faça compressas, pode ser até com saquilo de chá de camomila, pois irá ajudar aliviar a dor. Sempre seque essa região muito bem. Não esprema espinhas já inflamadas.

Para casos graves o veterinário é seu melhor amigo, nesses casos somente antibióticos para frear a infecção. Dependendo da gravidade, será necessário fazer uma raspagem no local. Leve seu gatinho no veterinário urgente.

A acne felina não tem cura, ela é controlada.

 

Gostaram das dicas?

Lembrando que o site Gatoteca compartilha informações da internet sobre felinos, sempre leve seu gatinho no veterinário para informações mais adequadas a respeito da saúde dele.

acne felina

Fontes

Gatinho Branco

Regatinhos

 

 

 

Comentários